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Programa de incentivo à qualificação docente - a experiência do Grupo Estácio em Gestão Educacional

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29/05/2014 04:48:12

Maria Tereza de Moura Leite Gerente de Relacionamento com Docentes da Estácio ***
Ao longo da história, a visão que se teve sobre os processos de ensino-aprendizagem e, como consequência, a explicação do que ocorre na sala de aula, do mesmo modo que nos outros âmbitos do conhecimento, evoluiu de visões e explicações muito simples para a compreensão e aceitação da extraordinária complexidade do ensino, que passa a exigir, cada vez mais, uma reflexão sobre a realidade circundante, igualmente complexa. Para responder aos desafios da transformação que ocorre nos sistemas educacionais e, em especial no ensino superior, o papel do professor deve também evoluir. Espera-se dele, fundamentalmente, que seja capaz de organizar, executar e avaliar situações de aprendizagem, com foco no aluno, que atendam aos diversos perfis profissionais estabelecidos pela legislação de ensino brasileira, abandonando a ideia de que sua tarefa está adstrita à mera transmissão de informações, bastando, então, o conhecimento de um conteúdo específico e de certos procedimentos de ensino. A Estácio, ao estabelecer como missão “Educar para transformar”, visa a oferecer uma educação transformadora, criando impacto positivo para a sociedade. Assim, passa a exigir do seu corpo docente um modelo de ação que contemple, além do domínio de conhecimentos profissionais diversos, esquemas de percepção, de análise, de decisão, de planejamento, de avaliação e outros que permitam mobilizar os seus conhecimentos a uma determinada situação conforme preconiza o Projeto Pedagógico Institucional. A partir disso, foi criado o Programa de Incentivo à Qualificação Docente, que propõe novas maneiras de pensar sua prática e prevê diversas ações, fomente a busca pelo conhecimento e pela titulação acadêmica, reconheça ações e práticas inovadoras, alinhas às metas institucionais. O PIQ Formação Continuada se destina ao aprimoramento acadêmico do professor, com cursos de aperfeiçoamento/atualização nas práticas de ensino, de maneira a possibilitar, mediante a discussão de alternativas metodológicas, a ruptura com a tradição de um ensino voltado à mera transmissão de conteúdos, para a adoção de práticas que tenham como foco a construção do conhecimento e que permitam desenvolver maior interação entre professor e aluno. O PIQ Mérito, programa de mérito acadêmico, apresenta como finalidade a valorização da produção docente, o aprimoramento no exercício do magistério superior e nas atividades de pesquisa e o estimulo à produção do conhecimento com relevância científica e social. Sua implementação permitiu maior aproximação entre a instituição e seu corpo docente, além de criar um clima favorável e elevar o nível de satisfação interna. Ele ainda contempla a oferta de subsídios para a participação em eventos científicos em que os docentes tenham seus trabalhos aprovados e que, portanto, participam como representantes da instituição. Numa perspectiva de complementaridade, integram-se, também, ao Programa o Fórum Nacional de Docentes e a Remuneração Variável do Docente. O PIQ Fórum é um evento anual que congrega representantes de todas as unidades e de todos os cursos em torno de um tema. Nele são realizadas palestras com profissionais de renome, grupos de trabalhos, além de ações de reconhecimento, como a apresentação das melhores práticas pedagógicas e entrega dos prêmios aos vencedores dos concursos realizados. O PIQ Remuneração, sistema de remuneração variável criado com a finalidade de reconhecimento e valorização dos docentes e coordenadores de curso, tem como premissa a meritocracia e busca incentivar a qualidade, a produtividade e a inovação, identificando e, principalmente, reconhecendo os docentes que mais se destacam na sua atividade. Quanto às formas de avaliação, para cada uma das ações específicas do PIQ (Programa) há uma avaliação formativa, realizada durante o seu desenvolvimento, que tem por objetivo averiguar os aspectos dos programas que podem ser ou que precisam ser aprimorados e confirmar os aspectos que funcionam satisfatoriamente em direção aos objetivos propostos, o que permite avaliar a sua eficácia. O sistema de avaliação adotado tem permitido rever constantemente o projeto na busca de sua adequação às necessidades docentes e à realidade que enfrentam cotidianamente. Essas avaliações foram de fato analisadas em 2012, quando foi possível verificar os resultados obtidos com a implementação do programa. Tais indicadores foram utilizados também para aferir o atingimento das metas de melhorias necessárias apontadas pela pesquisa de satisfação de aluno – PESA, aplicada anualmente pelo Instituto Copérnico em todas as IES. O mesmo procedimento foi adotado em relação aos resultados da Avaliação Institucional, que permite não só analisar o desempenho individual do professor, mas também seu impacto na qualidade do curso. A realização de uma pesquisa específica para medir os indicadores de satisfação dos colaboradores apontou uma melhoria significativa na percepção que os docentes têm do investimento que a Instituição faz no seu aprimoramento acadêmico. Sem dúvida, a Estácio hoje dispõe de um conhecimento e de uma forma de abordar os problemas relacionados à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem extremamente eficazes. Sua aplicação, no entanto, exige uma mudança no papel do professor, advinda de uma nova percepção da função social do ensino e das finalidades educativas. É importante que a formação dos docentes esteja relacionada à prática real da sala de aula, em um processo sistemático, no qual busca-se conjugar a utilização de modelos de ensino, a fundamentação sobre suas características, a análise de seu funcionamento, a sua revisão e a sua adequação às características do contexto, dos alunos e do próprio professor.  

29/05/2014

Ernande Monteiro

Muito importante e oportuno o artigo,tendo em vista que poucos IES tem essa visão da obra prima da instituição que são seus seres humanos. Sugiro a leitura da obra:Diagnóstico Para Inovação da Ed.Qualitymark e Pedagogia na Empresa-Trabalhando a Sustentabilidade da Ed.WAK.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

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